terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Bolsonaro expressa questões e posições de uma sociedade que está de ‘saco cheio’ com tudo o que está aí.

Jair Bolsonaro
CRÔNICA DE DENIS LERRER ROSENFIELD - MAL ESTAR


- O Globo (25/12/2017).

Há um profundo mal-estar na sociedade brasileira. As pessoas estão tomadas pelo desânimo e pela insegurança, portadoras de uma grande descrença em relação aos políticos e aos partidos. Se a moralidade pública tornou-se uma bandeira política, é por que não faltaram razões que corroboram uma tal percepção. É bem verdade que a economia voltou a crescer, criando novas condições sociais, graças às reformas realizadas pelo atual governo, porém tais efeitos ainda não se fizeram sentir ou não são percebidos enquanto tais.

Não deveria, portanto, causar estranheza o fortalecimento da candidatura do deputado Jair Bolsonaro, na medida em que ele consegue dar vazão ao sentimento de uma sociedade cansada de desmandos. Pretender desqualificá-lo como sendo de extrema-direita é nada mais do que uma reação de tipo ideológica, pois não leva em consideração que suas posições estão enraizadas na sociedade. Ele não é uma “bolha” que logo estourará, mas um fenômeno que expressa questões e posições de uma sociedade que está de “saco cheio” com tudo o que está aí.

A descrença da sociedade com os políticos e partidos em geral tem sérias razões. Não há praticamente nenhum grande partido que escape. O PT foi o grande mestre com o mensalão e o petrolão, em cujos governos o país foi levado à ruína econômica e à falta completa de ética. Ex-membros do novo governo estão envolvidos na Lava-Jato, como o de um ex-ministro com mais de 50 milhões escondidos em um apartamento. As imagens foram impactantes. O ex-presidente do PSDB também aparece envolvido no caso da JBS. A lista poderia ser interminável. Fica, porém, a percepção de que todos os partidos estão podres, embora evidentemente existam pessoas sérias e honestas em todos eles. O que conta aqui é a percepção popular. Neste sentido, a posição de um outsider tende a ser muito bem recebida.

As denominações de esquerda e direita, em tal contexto, passam a não ter maior significação, porquanto a questão reside em como dar respostas aos problemas que são postos pela sociedade. Expressão deste deslocamento encontra-se em recente entrevista do ex-presidente Fernando Henrique, ao declarar que tem “medo da direita”, em uma alusão indireta ao deputado Bolsonaro. Curioso. Não teria ele “medo da esquerda” lulopetista que destruiu o país? Ou de Chávez e sucessores que conduziram a Venezuela ao abismo?

A sociedade não mais tolera as invasões do MST e de seus assemelhados urbanos como o MTST. Quer tranquilidade em sua vida e em seu trabalho. Note-se que o MST foi estimulado e acariciado tanto pelos tucanos quanto pelos petistas, com exceção da ex-presidente Dilma, que dele se demarcou e do atual presidente, que tampouco compactua com a desordem. Acontece que o desrespeito à propriedade privada é condenado pela imensa maioria da população, não mais embarcando nos cantos românticos de uma esquerda irresponsável. Consequentemente, quando um outsider como o deputado Bolsonaro toma para si esta bandeira, ele não apenas se contrapõe a importantes partidos, como expressa o que é sentido e condenado pela sociedade.

Pegue-se, por exemplo, um projeto de lei hoje tramitando que permite aos proprietários rurais a autodefesa mediante autorização para registro e posse de armas. Alguns afoitos ou mal intencionados já criticam tal lei como se ela viesse a estabelecer o “faroeste no campo”. Como assim? Não será que ele já existe sob a forma de invasões violentas do MST, com uso de armas, sequestros, incêndios, destruição de propriedades e assim por diante? E a prática do abigeato? E os simples roubos e assassinatos? Condenam-se os que procuram defender-se e, não os que usam da violência em suas invasões. Se um candidato dá voz aos que não conseguem se fazer ouvir, qual seria aqui o problema? O de ser de direita? Santa paciência.

As pessoas já não mais conseguem caminhar livremente nas cidades brasileiras. A insegurança impera, estando a violência sempre à espreita. O automóvel é hoje utilizado para qualquer deslocamento, expressando um medo disseminado. Os mais ricos andam de carros blindados. Um direito básico, o de livre circulação das pessoas, é simplesmente anulado pela insegurança física das pessoas e dos seus bens. Pais e mães ficam angustiados à espera de um filho ou filha que foi a uma festa noturna. Mães são assassinadas quando buscam filhos na escola. A situação é totalmente intolerável, e nenhum governo ocupou-se seriamente da segurança pública. Tucanos e petistas nada fizeram, sendo a nossa realidade, hoje, produto de uma longa história de descaso com a coisa pública. Não deveria surpreender que um candidato que vocalize tal problema básico do Estado cresça na opinião pública. Se o deputado Bolsonaro cresce nas pesquisas, é por que os partidos tradicionais abriram-lhe espaço ao não enfrentarem as questões por ele suscitadas.

Chegamos a uma assaz esquisita situação em que bandidos circulam livremente, com armas de uso restrito militar, pelas favelas brasileiras, sem que nada seja efetivamente feito. Até posam para foto, dada a total impunidade. Se um militar os enfrenta, da polícia, do Exército, da Marinha ou da Aeronáutica, logo instaura-se um processo contra ele, agora felizmente sob os auspícios da Justiça Militar. Se for menor, pior ainda, pois seria um “civil” indefeso que teria sido morto. Os valores estão totalmente invertidos. Os ditos “direitos humanos” não deveriam ser utilizados para a proteção de criminosos, maiores ou menores. Menores matam livremente e, depois da uma breve reclusão, saem de ficha limpa. É um estímulo ao crime. Assim, se um candidato defende a redução da maioridade penal e a revisão do Estatuto da Criança e do Adolescente, é imediatamente estigmatizado como conservador e retrógrado. A perversão é completa.

A sociedade já não mais tolera a impunidade, venha de onde vier. 
---------------------
*Denis Lerrer Rosenfield é professor de Filosofia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
------------------------------------------------------------------

- O PLANO DO SISTEMA: ASSASSINAR A REPUTAÇÃO DE SEU ÚNICO E VERDADEIRO OPOSITOR, USANDO MENTIRAS, CLARO. VEJA AS MAIS USADAS e como desmenti-las facilmente: https://goo.gl/en1PNB

- BOLSONARO ECONOMIA, EDUCAÇÃO, RELAÇÕES INTERNACIONAIS, AGRICULTURA, SOBERANIA NACIONAL E MUITO MAIS. https://goo.gl/EQrgFD
-------------------------------------------

REDES SOCIAIS:

- Twitter: @jairbolsonaro
- Fan Page (Facebook): Jair Messias Bolsonaro
- Instagram: @JairMessiasBolsonaro
- Home Page: www.bolsonaro.com.br
- Youtube: Jair Bolsonaro

9 comentários:

  1. Ótimo artigo! Mas me assustei de ter sido retirado de um site da Globo. :V

    ResponderExcluir
  2. POR FAVOR PRECISO QUE ESSA INFORMAÇÃO CHEGUE A ASSESSORIA DO NOSSO CAP. JAIR BOLSONARO. Segue copia da carta que estou tentei enviar por varios meios de comunicação ao sr. ADILSON BARROSO do PEN PATRIOTAS, o assunto é serio e muito importante.... POR FAVOR AJUDE A FAZER CHEGAR ESSA INFORMAÇÃO AO GABINETE DO CAP. OU ME NFORME UM EMAIL PARA EU ENVIAR. OBRIGADO. SEGUE A CARTA.... AO ADILSON BARROSO... Meu nome é Giovani Balarine, tenho 50 anos, vivo em Colatina-ES onde nasci e me formei em gestão ambiental, sou envolvido com politicas publicas a mais de 25 anos inclusive com experiências internacionais (vivi na europa por 6 anos, tenho cidadania Italiana onde participei de vários processos eleitorais), sou filiado ao PDT (onde ainda estou como secretario do diretório municipal na cidade de SGP-ES) por influencia de amigos e por necessidade. Já trabalhei como assessor parlamentar estadual por 3 anos e estive como subsecretario de meio ambiente do município de São Gabriel da palha por 3 anos 2013 a 2016. DESCULPE tomar seu tempo mas o assunto é muito importante e delicado. Aqui na minha cidade Colatina-ES, criamos um grupo de apoio a JAIR BOLSONARO para ser candidato a presidente em 2018, Estivemos com Jair e Eduardo em Vitoria-ES dia 14/11/2017 pode ver os vídeos e as fotos em nossa pagina de face www.facebook.com/bolsonarocolatina/ (temos 3 grupos de whatsapp mais de 750 pessoas, criei uma pagina no face com mais de 1000 curtidas, #bolsonarocolatina, já fizemos 2 outdoor e mais de 2.000 adesivos, 250 camisas) gostaríamos muito de fortalecer o PEN PATRIOTAS aqui na minha cidade. Mas infelizmente temos aqui um grande problema.......... O PATRIOTAS aqui é administrado por um grupo de esquerdistas que tem o partido somete como moeda de troca. tenho como provar isso ok. o Sr. mesmo pode comprovar que aqui em Colatina-ES o partido tem somente 8 pessoas filiadas (uma vergonha) Já procuramos a Executiva estadual por varias vezes na pessoa do Dr. Rafael Favatto, o qual não tem dado a devida atenção ao problema mais uma vez me DESCULPE o incomodo mas acho que o senhor deveria tomar uma atitude. EU falo em nome de um grupo de pessoas serias e comprometidas que a qualquer momento que o senhor quiser podemos nos reunir para firmar um compromisso de levantar o partido aqui na cidade. De ante mão faço um compromisso de filiar em um mês no mínimo 500 pessoas que já estão nos aguardando para filiar-se. meu telefone é 27 99745-7902 (GIOVANNI) gostaria muito de receber uma resposta do senhor. Por favor vou tentar enviá-lo essa mensagem por vários meios de comunicação simplesmente para ter certeza que o senhor recebeu ok. peço a gentileza de confirmar o recebimento e aguardamos ansiosos uma posição. DESCULPE O DESABAFO MAS TENHO CERTEZA QUE O SENHOR NAO ESTAVA CIENTE DO QUE ESTA ACONTECENDO AQUI.

    ResponderExcluir
  3. Bolsonaro vocé está de parabéns,sempre verdadeiro,honesto,a mídia hoje
    em dia e muito manipuladora,mais a galera do net vai ser esmagadora.tudo mundo e Jair messias bolsonaro,enclusive aqui na zona da mata MG,desejo tudo de bom pra familia bolsonaro.

    ResponderExcluir
  4. Bolsonaro vocé está de parabéns,sempre verdadeiro,honesto,a mídia hoje
    em dia e muito manipuladora,mais a galera do net vai ser esmagadora.tudo mundo e Jair messias bolsonaro,enclusive aqui na zona da mata MG,desejo tudo de bom pra familia bolsonaro.

    ResponderExcluir
  5. Estou apoiando Jair Messias Bolsonaro para Presidente do Brasil!

    Gostaria de sugerir que Bolsonaro deixasse claro que politica de estado é diferente de politica de governo, é necessario para todos que se tranquilize á todos sobre nosso comprometimento com os BRICS.

    Basta lembrar que Putin não é comunista, ele é cristão! E a china irá se tornar em breve a grande potencia mundial, cabendo a ela china é claro começar a exaltar Confucio, Lao Tse, ... e deixar Mao para tras.

    Com Bolsonaro, independente dos resultados das eleições!

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  6. Será épico Jair Bolsonaro presidente, tendo em vista o fim desses pascácios que prevalecem no poder. Tmj Cap!

    ResponderExcluir
  7. Não aguentamos mais.
    Precisamos voltar a amar e ter orgulho de nosso país e nossa sociedade. Bolsonaro neles.
    Fujam emquanto é tempo, traidores da nação.

    ResponderExcluir
  8. Estou feliz com sua recuperação,eu e milhões de seguidores seus.que DEUS abençoe você e familiares hoje e sempre.

    ResponderExcluir