segunda-feira, 2 de maio de 2011

REPROVAÇÃO EM EXAME PSICOLÓGICO EM CONCURSO PÚBLICO TERÁ QUE SER FUNDAMENTADA POR ESCRITO.



Em função da enorme quantidade de reclamações e da falta de transparência envolvendo os exames psicológicos, ou similares, nos concursos públicos realizados no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, o Dep. Est. Flávio Bolsonaro (PP-RJ) apresentou projeto de lei que, após aprovação pela ALERJ, transformou-se na Lei Estadual no 5.938, de 4 de abril de 2011.

A partir de agora, são direitos do concursando tanto o acesso aos motivos de sua reprovação no exame psicológico – que deverá ser fundamentada por escrito, comprovando a incompatibilidade do perfil do candidato com a função pública em análise, sob pena de nulidade do ato – como submissão a novo exame, a ser realizado por junta de profissionais da área, a requerimento do interessado.

O exame psicológico é indispensável para atestar a compatibilidade do candidato com a vaga almejada, contudo, notório também que mera avaliação de alguns minutos pode dar margem para equívocos, tanto contra o candidato como contra a sociedade, que corre o risco de dispor de um servidor público sem condições de exercer sua função. O ideal seria o acompanhamento psicológico ao longo do curso de formação ou durante o estágio probatório para um diagnóstico mais apurado.

Enquanto isso não ocorre, nada mais justo que garantir ao candidato uma nova avaliação, evitando que circunstância momentânea que tenha afetado seu desempenho no momento do exame, por exemplo, retire sua oportunidade de ingressar na carreira pública.


3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Depois do que aconteceu na denúncia do Fantástico de ontem ao Prouni, dá para se notar que estas "aprovações" não passam nada mais como uma seleção indicada, quero ver "estes" contratados tiverem que fazer um exame no meio do período de contrato, valendo reprovação, tem muitos que estão "mamando na teta" dos Órgãos Públicos como CABIDÕES DE EMPREGOS, mal sabem Administrar a própria vida e são colocados lá por condições partidárias, temos que acabar com o Funcionalismo indicado pelo (des)Governo!, pessoas que trabalham em prol da esquerda no Brasil, e quem não for apto ao cargo, independente se for diretoria ou não, tem que perder o emprego e dar ele para quem realmente seja eficiente e preparado para tal. Parabéns Flávio e Sucesso!!!.

    ResponderExcluir
  3. EM FALAR DE OSAMA COMO A MÍDIA COMENTA, ELE JÁ ESTAVA MORTO!!!!!

    olhem: http://cientistasp.blogspot.com/2011/05/osama-bin-laden-esta-morto-desde-2005.html

    ASSISTA ESTES DOCUMENTÁRIOS E ENTENDA TAMBÉM DO ENVOLVIMENTO DA ESQUERDA COM A 'NOVA ORDEM MUNDIAL'!.

    http://www.cientistasp.blogspot.com/

    OBRIGADO!!!!~

    CARLOS R.PIOLI.

    ResponderExcluir